BR Week

Como a mudança do comportamento do consumidor impactará o mercado de luxo

Como os Millennials e a Geração Z podem impactar o varejo de luxo no futuro? Estudo da Bain&Company mostra a dificuldade do setor diante do comportamento cada vez mais contra posses

Por Camila Mendonça

Estudo da Bain & Co, realizado para a Farfetch, varejista online global de luxo, e compilado pelo eMarketer, mostra o quanto o e-commerce ainda pode crescer no mercado de luxo. A pesquisa mostra que, hoje, 8% das vendas desse segmento acontecem no varejo on-line.

Esse número deve chegar a 25% já em 2025. Este número também será o mesmo das vendas em lojas de marcas, cuja fatia de mercado deve cair de 30% para 25%.

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A pesquisa mostra que essa mudança tem muito a ver com o novo comportamento dos consumidores. Em 2025, os Millennials e a Geração Z devem representar 40% do mercado de luxo.

O estudo, que entrevistou 2.000 consumidores online norte-americanos, ainda apurou que 70% deles disseram que sua compra de luxo foi influenciada por alguma interação online.

Os consumidores de produtos de luxo também tendem a ser mais tecnológicos: entre todos os entrevistados, 80% são usuários de internet, sendo que este número sobe para 100% entre os que têm de 15 a 35 anos. Para se ter uma ideia, esta porcentagem varia de 34% a 77%, entre os consumidores de lojas convencionais.

Ainda: a maior parte dos consumidores que disse ter feito a primeira compra de um artigo de luxo via e-commerce está entre os Millennials: são 14% dos entrevistados com idades entre 18 a 24 anos. Já entre os que têm entre 25 e 35 anos, apenas 9% compraram artigos de luxo online pela primeira vez e esse número cai para apenas 3% para os que têm entre 45-54.

Impacto do novo consumidor

Federica Levato, sócia da Bain & Co. de Milão, comentou em entrevista ao eMarketer que este é um momento delicado para as varejistas de luxo. Eles estão, segundo ela, “enfrentando dificuldades em entender o que os consumidores querem. Os Millennials recebem muita informação. Eles têm muito conhecimento sobre o real valor do produto, e estão influenciando outras gerações”.

A internet e o crescimento das viagens internacionais contribuíram para aumentar o conhecimento dos consumidores sobre preços. Outro desafio é que os Millennials tendem a gastar mais com experiências do que com bens materiais. Assim, investir não só no e-commerce, mas no mercado online, em geral, pode ser uma ótima aposta para o mercado de luxo.

O comportamento das novas gerações e como ele impactará o varejo de todos os segmentos será tema constante nos dois dias de Congresso. Quer saber como lidar com essa nova geração? Então, não perca o BR Week 2017! As inscrições já estão abertas!



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