BR Week

O que faz os consumidores irem à loja física?

Estudo revela o que atrai os consumidores para as lojas físicas. Os vendedores têm tudo a ver com isso. Confira os números

Por Laura Navajas

 

O que pode parecer um grande diferencial em épocas de conectividade e novas tecnologias para todos os lados? Fator humano, claro. A possibilidade de conversar com vendedores traz, sim, muitos consumidores às lojas, conforme mostra o estudo “Comprando com emoção”, realizado pela britânica Retail Week Reports, em parceria com a agência Mood Media.

De acordo com os analistas dos dados obtidos na pesquisa, os consumidores estão buscando experiências que se estendam para além das telas. Como prova dessa afirmação, eles apontam a queda nas vendas de ebooks e aumento nas vendas de registros à moda antiga.

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Para Valentina Candeloro, diretora internacional de marketing da Mood Media, o papel do vendedor hoje em dia mudou. Ele é mais um organizador e facilitador, já que o conhecimento o consumidor já possui. Ainda assim, é importante que eles mostrem para o cliente que não são robôs, que eles interajam, que eles saiam do básico de só saber o que há em estoque para oferecer ao consumidor.

A importância de um bom atendimento é apontada por varejista de todos os setores, inclusive alimentos e bebidas. Assim, os varejistas precisam fazer o que for preciso para empoderarem sua equipe de atendimento, criando um ambiente onde eles possam oferecer um serviço ao consumidor que supere expectativas.

Promoções

Outro atrativo importante para as lojas físicas são as promoções e descontos. Até porque eles são a principal razão apontada pelos consumidores para a última compra que eles fizeram por impulso. Vale ficar atento!

A pesquisa também mostra que a habilidade de conversar com um assistente de compras é uma das top 3 razões para comprar em lojas físicas para 27% das mulheres e 37% dos homens.

Outro dado do estudo é sobre compras por impulso. O estudo mostrou o que influenciou mais os consumidores durante essa compra.

• Descontos e promoções – 61%
• Sentir-se no clima, inspirado – 30%
• Anúncios dentro da loja – 6%
• Outros – 3%

O comportamento do consumidor  e o futuro da loja física são temas recorrentes no BR Week 2017.  Não perca a oportunidade de unir insumos para a melhorar a tomada de decisão do seu negócio em relação a esses tópicos. As inscrições já estão abertas!



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