BR Week

3 Passos para capturar os micro-momentos dos consumidores, segundo o Google

A gigante de tecnologia mostra o que os profissionais de marketing das empresas precisam fazer para conseguir conquistar a atenção dos consumidores em determinado momento da jornada de compra dele

Por Camila Mendonça e Laura Navajas

Poucos são os consumidores que não têm um smartphone sempre em mãos. Com o aparelho, fica mais difícil conquistar a atenção dos consumidores. O fato é que o digital dividiu a jornada das pessoas – ela não é mais linear e concorre com cachorrinhos e fotos da família. Como aproveitar cada micro-momento dos consumidores?

Para Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior de Ads & Commerce do Google, o futuro promete tornar a vida das marcas ainda mais difícil. O executivo analisa o papel do marketing nessa nova era digital, em que o consumidor realmente quer tudo na hora em que ele quer, quando ele quer. E ele pode ter.

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Para ele, não só os consumidores mudaram. O mobile forçou o marketing a rever todas as suas regras. “Esperar se tornou algo do passado. Isso se traduz no comportamento do micro-momento – imediatamente, pega o celular para descobrir, ir, fazer, comprar. Para capitalizar este comportamento e ganhar estes consumidores, os marqueteiros foram forçados a reescrever o livro das regras. Tiveram que se dobrar às necessidades do consumidor no momento, comprometendo-se a estar lá e ser útil todas as vezes em que for possível ajudar a avançar esta jornada”, continua o especialista.

Essas novas expectativas também exigem que os profissionais de marketing estejam à frente dos consumidores – entender suas necessidades antes que eles saibam que elas existem. Os profissionais de sucesso focarão em obter uma visão detalhada, gerada por dados, para realmente conhecê-los e ajudá-los ao longo de suas jornadas.

3 Passos

Para ajudar os profissionais de marketing, o executivo aponta três importantes detalhes para se observar em uma época em que mudanças organizacionais serão bastante necessárias. Confira:

1) Elevar a régua do mobile. “Para sermos úteis, precisamos entregar experiências únicas e relevantes. É importante conquistar o terreno cedo, com experiências mobile incríveis”.

2) Tornar-se mais inteligente com os dados. Uma melhor compreensão dos consumidores, em parceria com automação, permitirá personalização em escala. A habilidade de conectar dados com execução será fundamental para o sucesso.

3) Abraçar uma assistência omnichannel: marcas líderes construirão uma ponte entre online e offline, entregando experiências sem ruídos durante a jornada do consumidor.

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