BR Week

Como o compliance pode influenciar no bom funcionamento da sua empresa

Criar e adotar um bom código de éticas para ajudar no compliance da empresa é uma das estratégias para manter as companhias dentro dos trilhos

Por Mariana Lima

Como criar uma cultura baseada em respeito em uma época em que as instituições estão enfraquecidas? Esse foi o tema do fim de um dos painéis do primeiro dia de congresso do BR Week 2017 que tratou compliance na prática.

José Domingo Barral Amoedo, sócio da Cendon Barral Associados & Consultoria Administrativa, iniciou o debate falando do respeito como chave do sucesso das principais empresas de varejo.

“É preciso ter muito cuidado no varejo porque é comum as empresas acharem que só quem faz errado é o concorrente. Muitas vezes elas mesmas esquecem de questões de boas condutas de atividades internas, que constroem a companhia”, disse Amoedo.

A importância de ética

Executivo de umas das principais empresas de varejo do mundo e entre as que mais praticam compliance, Carlos Ely, diretor de relações institucionais do Wallmart Brasil, falou sobre a necessidade de se ter ética pessoal e profissional.

“Vemos situações muito graves acontecendo agora no Brasil envolvendo tanto empresas quanto o setor público. Acho que essas pessoas não perceberam que o mundo mudou e que a sociedade não aceita mais falta de ética”, completou.
CFO das Óticas Carol, Givaldo Martins defende que a criação e existência de código de ética dentro das companhias, independente do porte da empresa.

“O que podemos achar é que os líderes envolvidos na Operação Lava jato fizeram um código de ética para ter, mas não para cumprir. Vemos nesse tipo de situação a famosa ética de conveniência, infelizmente um ato comum na vida do brasileiro, que tantas vezes usa a vaga do idoso sem ter idade apropriada, por exemplo”, disse.

Para Sandoval Martins, CEO do Buscapé, a aplicação do compliance dentro da companhia pode trazer benfícios além de segurança e ética. Na visão do executivo, a adoção de um código de regras ajuda a fortalecer a marca.

“O varejo online é um pouco diferente dos bancos que já têm o compliance regulamentado. Para os nossos clientes nós temos que parecer e ser verdadeiro, transparente e ético”, completou.

Confira a cobertura completa do BR Week 2017.



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