BR Week

Advanced analytic: o passo seguinte da análise de dados

Muito em breve, a mera análise de dados digitais de consumidores dará lugar a algo mais robusto. Bem-vindo a era do advanced analytics

Por Ivan Ventura

Muitos conhecem ou já ouviram falar na ideia de análise de dados, os analytics. Mas quantas empresas realmente possuem uma gestão baseada em dados?

Esse foi o ponto de partida para o bate-papo de Fernanda Hoefel, sócia da Mckinsey & Company no painel “Analytics para o varejo físico: o uso de dados para melhorar resultados”.

Fernanda iniciou o painel questionando o real uso de tecnologias de captura de dados nas empresas. Hoje, segundo ela, há um modelo de gestão empresarial disseminado que olha o passado e toma decisões. “As ferramentas existentes permitem construir modelos capazes de prever sem a ajuda humana. Máquinas vão tomar decisões e serão mais preditivas. E isso não é um modelo trivial”, disse.

Em outras palavras, Fernanda defendeu a importância de uma etapa seguinte a simples análise de dados. O momento exige um Advanced Analytics (AA). “Implantar esse modelo exige a superação de alguns desafios. As nossas pesquisas mostram que empresas não tem uma gestão orientada ao AA, não possuem capacidade interna e até mesmo pessoas para transformar a companhia”, afirma.

E o que fazer?

Por outro lado, existem empresas mais maduras na análise de dados e que exibem um desempenho mais vigoroso na comparação com competidores menos analíticos. “As empresas que possuem advanced analytics tem desempenho melhor, sem dúvida”, afirma.
Mas como construir um modelo ideal? É sabido que empresa tem utilizado analytics como uma atividade de apoio. “É preciso estruturar essa área de análise de dados, tornando-a importante para a companhia”, diz.

Além disso, é preciso ter uma visão da empresa nesse sentido, inclusive om a participação do CEO. É preciso identificar o caso de uso, ou seja, qual o problema que será solucionado a partir do advanced analytics e tudo dentro de uma cultura digital, com processos claros e uma governança para dados.



X

Compartilhar artigo

Envie este artigo para um amigo


X

Preencha Este Formulário

nós queremos te conhecer melhor