BR Week

Aprendendo a ser líder

O que significa ser um líder? Veja o que o diretor de desenvolvimento humano e organizacional da Martins Atacado falou sobre o tema

Por Melissa Lulio

Um líder é uma pessoa integra, comprometida, focada na missão e que lidera por um exemplo. É esse o conceito que o Grupo Martins utiliza como base em sua gestão, de acordo com Fabrício Alves Ferreira, diretor de desenvolvimento humano e organizacional da Martins Atacado. “Liderança é um fenômeno, não um dom”, destaca. Além disso, ele conta sobre o programa de Gestão de Desempenho e Desempenho (GPD). “São avaliados objetivos e competências”, explica. “É um processo complexo e completo”.

Recentemente, a empresa colocou no painel de desenvolvimento também o plano de sucessão. A avaliação de potencial envolve engajamento, habilidades e aspiração. “Já avaliamos habilidades e engajamento, mas no caso da aspiração fazemos uma conversa com as pessoas da empresa”, explica. “A ideia é que não haja nenhum susto quando precisarmos de sucessores”.

Ele conta ainda que está tudo automatizado: as pessoas podem até mesmo saber o próprio desempenho em um portal interno da empresa. “Nosso conceito é incentivar os gestores para que eles possam ser lideres educadores”, diz. “Hoje acreditamos no líder transformador, que vai impactar o ambiente onde está, que exerce influência sem se impor, motivando as pessoas de forma natural”.

O modelo educacional da empresa envolve soluções de problemas reais, feedbacks, mentorias, coaching, cursos à distância, leituras, etc. Nesse sentido, ele cita o Formar – um serviço que a empresa utiliza entre os funcionários. Os colaboradores podem contar também com o Colégio Smart, que inclui cursos de atendimento ao cliente, padaria e contabilidade. Como se não bastasse, a empresa tem uma universidade que passa a contar com uma ferramenta semelhante ao Netflix, voltada para educação on demand, e com um curso de MBA voltado para o varejo.



X

Compartilhar artigo

Envie este artigo para um amigo


X

Preencha Este Formulário

Nós queremos te conhecer melhor