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Grifes de luxo para todos os bolsos

Marcas de luxo sempre foram alvos de desejo de todos os consumidores, mesmo aqueles com poder aquisitivo menor. Mas isso está mudando

Por Ivan Ventura

Não importa o seu poder aquisitivo. Seja rico ou pobre, qualquer pessoa quer ter acesso as maiores grifes de moda do mundo. No entanto, nem sempre é possível oferecer esse produto a preços acessíveis. Ou é possível?

Esse foi o ponto de partida do painel “Varejo com assinatura de grife: trazendo a forca de marcas diversas para lojas, coleções e produtos”.

A mediadora Denize Mattos, sócia-diretora 5Dmais Consultoria de Varejo de Moda e que trabalhou em empresas como Farm e outras, questionou os palestrantes sobre a força da grife sobre o varejo standard. “O que podemos aprender com as marcas de luxo?”, questionou.

No seu caso, Felipe Siqueira, CEO e cofundador da Oficina (rede especializada em roupas masculinas sob medida) afirmou que uma das contribuições da marcas de luxo foi a customização, uma exigência cada vez maior do consumidor. E no negócio da Oficina, essa personalização atende por uma velha ideia do varejo moda masculino: alfaiataria.

“Resgatamos a alfaiataria, mas não foi apenas isso. Criamos um modelo de treinamento para diminuir o nível de erro na oferta dos nosso produtos. Esse serviço foi tão bem sucedido que nos tornamos também uma empresa de treinamento para a formação de consultores com foco em estilo”, afirma.

Andrea Morales, diretora de produtos da Loungerie, também falou do movimento de customização liderada por marcas de luxo e que, aos poucos, está entrando na pauta do varejo  está transformando o varejo mais popular. “A compra de uma lingerie é uma experiência única e, como tal, depende de uma comunicação diferenciada para o nosso público. Assim como a alfaiataria, medimos tórax, cintura e outras partes do corpo. Precisamos oferecer algo único para cada mulher”, afirma.

Classe média no luxo

Mas e quanto ao acesso da classe média as grifes de luxo? Um dos meios mais democráticos e recentes é a ploriferação de alguns brechós online de alto padrão, o que tem permitido o acesso a roupas outrora inacessíveis.
Esse é o caso do Reciclaluxo.com.br. “As pessoas gostam de grife, mas sinto que cada vez mais o cliente espera mais do que uma simples venda. Eles desejam uma responsabilidade social do varejista. Sobre a marca, aprendemos em 2016 que o nosso consumidor está de olho nas grifes internacionais”, afirma Adely Hamoui, founder da Reciclaluxo.com.br.



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