BR Week

O jeito mais ágil de vender para os millennials

O consumidor millennial é conhecido por suas constantes mudanças de gostos. Um meio de alcançar o desejo mutante desse cliente é o chamado agile marketing

Por Ivan Ventura

As constantes transformações dos consumidores tem exigido das empresas mudanças e ações menos burocráticas e cada vez mais rápidas. De certa forma, o pessoal da publicidade conseguiu teorizar essa ideia: é o chamado agile marketing, um dos assuntos do painel do BrWeek deste ano.

De acordo com Celso Grisi, coordenador de projetos da FIA Business School, o agile marketing é uma abordagem de marketing com ações táticas que buscam resultados imediatos. Em outras palavras, trata-se de aplicar uma ideia nesse instante. “Para isso, eu utilizo dados externos, internos e onde mais ele estiver. A partir disso, eu descubro oportunidades. Mas não qualquer oportunidade. Ela necessariamente precisa ser promissora e de alto valor”, afirma.

O princípio básico é a velocidade orientada a criação de ideias promissoras. “Isso tem que se transformar em vendas para já. Dentro dessa ideia, nada merece análises tão longas. É preciso responder as mudanças a qualquer tempo”, conclui.

Grisi, no entanto, desmistificou a ideia de que empresas digitais praticam o agile marketing. Segundo ele, a coleta e análise de dados podem ser insumos para decisões, que não necessariamente ocorrem no tempo desejável para o agile – normalmente entre 3 a 4 semanas.

Além disso, o agile despreza pesquisas, segmentações e perfis. Isso acontece porque esses são elementos de uma análise mais profunda de mercado, que entende que dentro de uma segmentação é possível existir três diferentes perfis de consumidores, por exemplo. “Esse é um dos motivos que excluem o agile do processo decisório da empresa”, disse.

No entanto, isso não deixa de ser um ponto negativo. Afinal, o agile tem ações que proporcionam ações para grupos emergentes, como é o caso do millennial. No entanto, é importante entender que esse conceito é baseado em dados, muitas vezes captados em análises de desempenho digitais, e-mail marketing e outras fontes. “Há fontes externas e internas, o que cria a necessidade de criação de um time multidisciplinar para o agile marketing. Uma dessas necessidades é justamente a alta compreensão de matemática e análise de números”, afirma Grisi.



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